• Moresco

FRANQUIAS E A CONTABILIDADE



Como é feita a contabilidade de franquias?

Todos sabemos que o mercado financeiro brasileiro, ainda está se recuperando da crise econômica. O que para alguns pode parecer ruim, para outros pode ser uma oportunidade para empreender. A busca por ter o seu próprio negócio se tornou um combustível no mercado de franquias. Em 2018, mesmo sendo um ano de crise, o mercado contabilizou um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, conforme análise da Associação Brasileira de Franchising. Além de lojas, existem franquias em quiosques, serviços que podem ser prestados totalmente online e espaços internos em diversos locais.


Quando conectado a uma marca conhecida, o franqueado tem direito a uma cadeia de facilidades. Os processos contábeis são muito importantes, pois garantem que a sua franquia cumpra com as obrigações legais e consiga benefícios por meio de abonos de capital. Este recurso pode aumentar as chances de sucesso de negócios.


O que você precisa conhecer?

A contabilidade nessa área específica possui alguns diferenciais, dependendo do acordo formado com a franqueada. Mas isso não isenta de ser um empreendimento como qualquer outro. Também deve-se levar em conta, que é uma unidade que pertence a uma rede conhecida e isso gera responsabilidades. Manter uma boa gestão, pode ser um desafio, pois é preciso trabalhar em harmonia com o franqueador para que haja bons resultados. Por conta dessas diferenças é bom ficar atento as particularidades. Uma condição imprópria, pode gerar uma autuação fiscal, podendo vir a causar alguns prejuízos e transtornos.


Franquia ou Filial?

Ainda que pareçam semelhantes, não se confunda: elas não são! Uma filial tem todos os gastos custeados pela matriz, inclusive alguns impostos, são compilados no CNPJ da matriz, diferente da franquia, que faz seus reembolsos de recursos próprios. A filial é subordinada a matriz, mesmo podendo possuir gestão própria e só pode ser criada, alterada ou fechada com o concordância da empresa principal. Na franquia há mais autonomia, o franqueado deve seguir as diretrizes da marca, mas pode fechar o empreendimento, por exemplo, quando preferir, cumprindo as obrigações do contrato.


Contabilidade para franquias

As diretrizes utilizadas não são diferentes de outros empreendimentos, mas no franchising, algumas são modificadas. Por conta disso é importante conhecer à Lei de Franquias e delinear estratégias favoráveis para esse seguimento, sempre em acordo com o contrato com a marca. Primeiramente, a unidade que você possui é uma pessoa jurídica distinta da que a franquia possui, a responsabilidade de cuidar dela, como por exemplo, definir qual o melhor regime tributário e pagamento dos impostos é sua. Não existem cláusulas contábeis especificas para franquias, mais alguns pontos são mais complexos, como os abaixo:


. Registro de bônus e rebates repassados, que podem vir por meio de desconto financeiro;

. Obrigações e direitos que se aplicam a questão contábil (limite mínimo de faturamento ou compras, pagamento de taxas e royalties);

. Divisões de custo comum;

. Obrigações de gastos com a modernização da unidade;

. Prazo de vigência do contrato;

. Comissionamento de vendedores.


Quando o franqueado compra uma franquia por prazo determinado, a compra é definitiva, e deve ser contabilizada como um investimento, tornando-se parte do ativo imobilizado e considerada fundo de comércio. Quanto a compra a prazo da franquia, a contabilidade deve inserir no passivo circulante se o pagamento for feito em menos de um ano, ou no exigível de longo prazo, em caso de mais de um ano.


Planejamento de tributos

O franchising precisa ter um alto controle de fluxo de caixa e lucratividade. O planejamento tributário interfere diretamente nisso, podendo inclusive melhorar os resultados. O pagamento dos royalties e o ISS (Imposto Sobre Serviços) podem várias de 2% a 5%, de acordo com o município, e podem gerar impacto negativo sobre os negócios.


Com o planejamento, é possível ter um melhor entendimento dos tributos a serem pagos e definir qual o melhor regime tributário para a sua empresa, visando otimizar o pagamento de impostos, de acordo com o permitido em lei.


Com a contabilidade adequada você vai poder se dedicar ao seu negócio, sem precisar se preocupar se os impostos e taxas estão corretos e se tudo está de acordo com a lei.



Ficou com alguma dúvida? Precisa de auxílio? Trabalhamos com profissionais capacitados e mais de 50 anos de expertise na área para lhe auxiliar na gestão financeira da sua empresa.


Moresco Contabilidade

Gestão financeira para empresas


Rua Veríssimo Rosa, 50 | Partenon - Porto Alegre/RS

51 3384.1344


[ f ] Facebook

[In] LinkedIn

14 visualizações

Rua Verissimo Rosa, 50 - Partenon
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Fone 51 3384.1344

WHATS.png
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Desenvolvido por Carpes – 2016