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eSOCIAL – PODEMOS DEIXAR DE INFORMAR?



Em julho o eSocial entrou em discussão trazendo diversas incertezas aos empresários, que estão questionando se deverão ou não continuar enviando informações ao programa, e se realmente os prazos deverão ser cumpridos. A resposta a essa pergunta é: sim. O eSocial continua em vigor, e deve ser seguido o cronograma disponibilizado pelo governo, estando passível o seu não cumprimento a fiscalizações e multas.


O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou na tarde do dia 09/07/2019, que a partir de janeiro/2020, o e-Social sofrerá alterações, e será agregado por dois sistemas, um que transmitirá informações trabalhistas e previdenciárias e outro que fornecerá informações tributárias.


Com essa alteração, acredita-se que haverá uma redução nas informações prestadas pelos empregadores, tornando o programa mais fácil e menos burocrático.


O que melhorará com essas alterações:

. Foco na desburocratização: substituição das obrigações acessórias;

. Não solicitação de dados já conhecidos;

. Eliminação de pontos de complexidade;

. Modernização e simplificação do sistema;

. Integridade e continuidade da informação;

. Respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais.


Fonte: portal do eSocial e Receita Federal


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