• Moresco

ENTIDADES BENEFICENTES E IRPF: SAIBA COMO DOAR E AJUDAR O PRÓXIMO


Por que não direcionar parte do seu Imposto de Renda para fundos de incentivo a crianças, adolescentes e idosos, da sua cidade ou Estado?


Existem leis de incentivo que permitem abater do IR doações para projetos, instituições e ONG’s nas áreas da cultura, saúde, esporte e social. Quem estiver interessado em destinar para as entidades beneficentes parte do seu Imposto de Renda tem até o dia 31 de dezembro para escolher os beneficiários.


Existem estudos que nos mostram que até R$ 400 milhões poderiam ter sido direcionados em 2016 para instituições e ONG”s, beneficiado diretamente crianças e adolescentes do RS, mas infelizmente, apenas 10% desse valor foi destinado para instituições e projetos.


Por isso, este ano a Moresco Contabilidade lembra a todos os seus clientes sobre a possibilidade de mudarmos essa estatística.


SAIBA COMO E QUANDO VOCÊ PODE DOAR

Para aderir a esta campanha, você pode apoiar algum projeto e deduzir do imposto escolhendo uma entidade cadastrada nos programas de incentivo e na declaração do IR 2018/2019 informando a Receita Federal. Desta maneira, a doação é descontada do montante que seria pago. Pessoas Físicas podem destinar até 6% do valor devido e/ou mesmo na declaração de ajuste anual, poderá destinar 3% (desde que respeite o limite de 6% do exercício).


Pessoas que possuem restituição, também podem doar, nesse caso aumentando assim o valor a ser restituído. Pessoas Jurídicas enquadradas no Lucro Real também podem contribuir com 1% do valor do IR.


O mais importante é guardar todos os comprovantes de doações com os valores envolvidos, bem como os dados da beneficiária.


Você pode beneficiar programas para crianças, adolescentes e idosos como:

. Pronas e Pronon – informações no site do Portal da Saúde.

. Fundo da Criança e do Adolescente – informações no site do Funcriança.

. Lei do Esporte – informações no site do Ministério do Esporte.

. Lei de Incentivo à Cultura – Informações no site do Ministério da Cultura.

. Lei do Audiovisual – Informações no site da Lei do Audiovisual.

. Fundo Municipal do Idoso (FUMID) – Informações pelo e-mail comuiadm@smgl.prefpoa.com.br.


Caso queira saber mais instituições e programas para beneficiar, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Estado do RS, podem passar informações, pois sempre promovem campanhas nessa área e conhecem instituições as quais você pode doar.


Você, contribuinte, pode e deve escolher o destino do dinheiro que recolhe em impostos, se você não fizer isso, deixa para o governo decidir o que fazer com o dinheiro. É uma questão de exercitar a cidadania.


Doe e também divulgue essa ideia.


Ficou com alguma dúvida? Precisa de auxílio? Trabalhamos com profissionais capacitados e mais de 50 anos de expertise na área para lhe auxiliar na gestão financeira da sua empresa.


Moresco Contabilidade

Gestão financeira para empresas


Rua Veríssimo Rosa, 50 | Partenon - Porto Alegre/RS

51 3384.1344


[ f ] Facebook

[In] LinkedIn

1 visualização

Rua Verissimo Rosa, 50 - Partenon
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Fone 51 3384.1344

WHATS.png
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Desenvolvido por Carpes – 2016